Tucunaré

A pesca do tucunaré talvez seja a que mais cresce entre os aficionados deste esporte no Brasil. A cada ano, juntam-se ao grande número de adeptos já existentes, centenas de novos admiradores da valentia desse peixe. Muito encontrado no Rio Suiá Miçú. Pode chegar de 30 cm a 1 metro de na fase adulta com peso mais frequente de 3 a 8 kgs. Peixe de hábitos diurnos e tem preferência por águas paradas de rios e lagos. São predadores agressivos que perseguem a suas presas sem desistir até capturá-las. Tem pegada forte, corrida rápida e salta muito ao ser fisgado. É facilmente provocado para sair do seu ponto de espera, através do barulho e movimento constante da isca artificial. Considerado um dos melhores peixes para pesca esportiva..

Local
Os Tucunarés preferem ficar às margens em meio à vegetação e objetos submersos, porém abaixo da superfície, em meia água.

Equipamento
A pescaria do tucunaré, em princípio, não requer nenhum material especial. Pode-se usar molinete ou carretilha, vara inteiriça ou bi-partida, equipamento de fly, enfim, a flexibilidade é total.
Quando se pesca com iscas artificiais, arremessa-se o dia inteiro, é mais agradável e confortável utilizar equipamento leve (em peso). A faixa entre 14 e 20 libras é a preferência da maioria das pessoas que pescam tucunarés.

O Tucunaré ataca praticamente qualquer tipo de isca artificial. Essa é a modalidade preferida dos pescadores que praticam a pesca esportiva e têm preferência pela pesca do Tucunaré. Nessa modalidade, as iscas de superfície têm mais popularidade pela emoção da pancada que o peixe causa na água depois de ser fisgado. Para a pesca com isca artificial, as mais recomendadas são as iscas de superfície que trabalham como a zaras, jump minnows, poppers, hélices ou sticks.
Para o pescador que prefere as iscas soft também há oportunidade. Os Tucunarés realmente não resistem a um lambari em meia água. Sem chumbo e presos pelo orifício de respiração ou pelo dorso, é fisgada na certa.

Dica
Os Tucunarés, as vezes, não atacam de primeira. É recomendável que você insista em arremessos num mesmo local e sempre procure a margem.

Deixe a fricção solta, ela é uma ferramenta importante para acalmar o peixe antes de começar a recolher a linha.

Na pesca de superfície, a fisgada é geralmente muito forte, principalmente se estiver utilizando a técnica de pesca com mosca (fly fishing), então não perca de vista sua vara.

Embora com as iscas soft a fisgada seja um pouco mais leve por conta da isca estar submersa, ainda assim será uma boa puxada que irá trazer muita emoção ao pescador porém, quem já pescou utilizando iscas de superfície sabe a emoção especial que dá sentir a fisgada de um Tucunaré.

Trabalhe bem o peixe e tenha paciência. Esse peixe é bem briguento e fará de tudo para escapar, principalmente quando estiver a sua vista – é ai que ele vai brigar com todas suas forças.
É um excelente troféu para tirar fotos e mostrar a seus amigos. Tenha o prazer de soltar quem te deu também prazer em capturar e compartilhar emoções.

Ir para a página Peixes.