Peixe de corpo alto e comprimido; boca é oblíqua com um par de presas na mandíbula. As presas são tão grandes que a maxila superior possui dois buracos para acomodá-los quando a boca está fechada. Coloração prata uniforme. Os maiores exemplares podem atingir mais de 1 metro de comprimento total. Peixe com característica predadora e muito esportivo. Proporciona uma “briga” excitante e, pelos contínuos saltos, de muita beleza. Como não tem o hábito de procurar enrosco, a “briga” pode ser estimulada.
Iscas para cachorra
Tuvira , Lambari , OUTRAS ARTIFICIAIS , Plug de Barbela / Meia Água , Colher .
Iscas de peixes, sejam eles inteiros ou em pedaços, produzirão resultados quase certos na pesca de cachorras.
Entre as artificiais, comece com plugs e shads grandes trabalhados na superfície e meia agua. Na ausência de ações, trabalhe mais fundo, ate detectar a faixa de profundidade em que os peixes estão ativos. Como escapam facilmente o recolhimento após a fisgada deve ser rápido e feito sempre com a vara alta.
Quando e onde pescar
O ano todo, preferencialmente durante o dia. Habita corredeiras, pedras e bocas de ressacas e lagoas.
Equipamentos recomendados
O equipamento empregado é do tipo médio/pesado, linhas 14, 17, 20 2 25 lb., e anzóis 4/0 e 6/0.
Recomenda-se o uso de empate de aço de pelo menos 20 cm., esse peixe possui dentes muito afiados.
Habitos
Forma cardumes não muito numerosos, o que torna a pesca muitas vezes produtivo. Alimenta-se de outros peixes que apanha com rápida e violenta arrancadas. É um peixe fantástico e que exige uma certa pericia dos pescadores.
Fica aqui um apelo especial, apesar de toda sua bravura e rapidez, é um peixe que não tolera um manuseio excessivo fora da agua, se deixado sem se recuperar, torna-se presa fácil para as piranhas. O manuseio deve ser o mais rápido possível, principalmente com grandes exemplares. Mantenha-o na agua o maior tempo que puder para tirar o anzol e ajeitar a câmera fotográfica. Espere o individuo recuperar-se bem antes de solta-lo.
Ir para a página Peixes.